Anestesiologia
A residência em Anestesiologia na Unifesp é oferecida pela Escola Paulista de Medicina (EPM), que possui um corpo docente altamente qualificado e o Hospital São Paulo, considerado o maior hospital universitário do país. O Programa de Residência Médica em Anestesiologia foi criado em 1976. A residência de Anestesiologia tem duração de 3 anos, composta por atividades teóricas e práticas. Preceptores dedicados, juntamente com o corpo docente, são responsáveis pelos residentes nas atividades práticas no Hospital São Paulo, Instituto de Oncologia Pediátrica, Hospital do Rim e Hipertensão, entre outros. Os residentes estão em constante contato com as mais modernas práticas, com aprendizado de ecocardiografia transesofágica no intraoperatório e anestesia regional com bloqueio guiado por ultrassom. Desde a sua formação, a residência em Anestesiologia encontra-se entre as melhores residências da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, com os residentes apresentando as maiores notas no título de especialista e alta penetração no mercado.
Email : anestesia.dcir@unifesp.br
Para se candidatar à residência em Anestesiologia na Unifesp, é preciso realizar a inscrição no processo seletivo da universidade. O processo seletivo é realizado anualmente e pode ser feito on-line, por meio do site da Unifesp. Além disso, é necessário que o candidato possua pré-requisitos específicos para a especialização, como ter concluído o curso de medicina.
Após a inscrição, o candidato passará por uma prova de seleção, que é composta por questões de múltipla escolha, prova prática e entrevista. O corpo docente e preceptores da Unifesp são altamente qualificados e responsáveis pelo acompanhamento dos residentes durante as atividades práticas.
Equipe Anestesiologia
Residentes
A residência em Anestesiologia inclui estágio obrigatório no Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico (incluindo o Hospital Amparo Maternal), Centro Cirúrgico da Oftalmologia, Centro Cirúrgico da Casa da Mão, Hospital do Rim e Hipertensão, Instituto de Oncologia Pediátrica (GRAACC), Hospital Infantil Darcy Vargas, Hospital Albert Einstein (Setor de Transplantes), avaliação pré-anestésica, dor e UTI. Durante o estágio, os residentes têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em um ambiente clínico real e sob a supervisão de médicos experientes. Eles também são expostos a uma ampla variedade de casos clínicos, permitindo que desenvolvam suas habilidades em anestesia geral, regional e cuidados intensivos.